terça-feira, 4 de março de 2008

Novos casos de infecção estão a diminuir

Nos últimos seis anos os novos casos desceram mais de 40%
Estão a diminuir os novos casos de infecção pelo vírus da SIDA em Portugal. O número de novos casos registados em Dezembro de 2007 desceu em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.
Aliás, nos últimos seis anos os novos casos desceram mais de 40%. Em 2007, foram registadas 965 novas infecções. Os últimos números do Instituto Ricardo Jorge apontam para cerca de 35 mil pessoas infectadas com HIV em Portugal.
Os toxicodependentes continuam a ser o grupo mais afectado, seguido pelos heterossexuais. Mas, apesar da diminuição de novos casos, há a registar um aumento do número de mulheres infectadas, bem como o número de famílias apoiadas pela Liga Portuguesa da luta contra a SIDA.

Obesidade infantil deve-se mais aos genes do que ao estilo de vida

Estudo britânico comparou cinco mil pares de gémeos

Um estudo realizado na University College of London sugere que a obesidade infantil se deve mais à carga genética do que ao estilo de vida. A análise, publicada na revista especializada "American Journal of Clinical Nutrition", comparou cinco mil pares de gémeos idênticos e não idênticos e descobriu que 77 por cento das diferenças entre os seus índices de massa corporal e perímetro abdominal eram determinadas pelos genes.
Os investigadores referem que o estudo de gémeos é uma boa forma de testar como a carga genética interfere no desenvolvimento e saúde das pessoas. Segundo a BBC, os gémeos idênticos têm exactamente os mesmos genes, mas os não idênticos partilham metade da carga genética. Além disso, como nascem ao mesmo tempo e crescem no mesmo ambiente, os gémeos tenderão a ter os mesmos hábitos alimentares.
Este estudo concluiu que o efeito do meio ondew cresciam tinha menos peso do que a carga genética herdada. «Contrariamente ao que se acredita, de que o ambiente familiar é o principal factor a determinar o excesso de peso, este estudo demonstra que não é bem assim», disse Jane Wardle, líder da pesquisa, à Reuters.
«Estes resultados não significam que as crianças com uma genética propensa à obesidade venham a ser obesas, mas a a sua herança genética dá-lhes uma grande probabilidade». A obesidade afecta 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Fonte:
Sónia Santos Dias
08 de Fevereiro de 2008