segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Saúde... a que ponto chegámos!!!

A saúde é um tema de preocupação geral. Com o passar do tempo o ser humano foi evoluindo no que toca ao seu conhecimento… as condições higiénicas têm vindo a melhorar gradualmente pelo que a proliferação de certas doenças é praticamente inexistente, o avanço das novas tecnologias proporcionou a descoberta de novos tratamentos.

No entanto, esta evolução trouxe também, novas preocupações. A vida atribulada da maioria de população, o sedentarismo, a ausência de um ambiente saudável, os média… trazem consigo novas temáticas que se têm tornado numa constante no nosso dia a dia.

Nomes tão comuns como depressão, stress, anorexia, bulimia, obesidade, sida, são da preocupação de todos nós.

Vivemos numa sociedade demasiado exigente, movida por estereótipos que não se enquadram na realidade. Quando abrimos uma revista, etc. vemos modelos esbeltas e extremamente magras, que nos fazem parecer horríveis. Deste modo sentimos necessidade de nos tornarmos parecidas o mais possível com esta visão distorcida de corpo ideal.

Procuramos a todo o custo formas variadas para perdemos peso, a palavra comer torna-se execrável, insuportável aos nossos ouvidos. O exercício passa a ser uma obsessão, e vomitar uma solução fácil. Enfim os meios pouco interessam para atingir o fim a que nos propomos… no entanto o espelho teima em mostrar uma pessoa cada vez mais gorda apesar de a nossa figura ser cada vez mais cadavérica. Os limites ultrapassam-se e a morte é o fim mais provável.

Por outro lado, a vida fácil proporcionada pelo avanço das novas tecnologias torna-nos pessoas sedentárias, em muitos casos a vida resume-se a estar sentado em frente a um computador 7 horas por dia, acompanhados constantemente por comida pouco saudável. Alimentos como batatas fritas, hambúrgueres, pizzas, bolos, comida pré confeccionada são os nossos fiéis companheiros. A playstation nada mais faz que, exercitar os dedos das mãos apesar da acção que se passa dentro dos ecrãs. A televisão e a Internet levam-nos a todo o lado evitando deslocações desnecessárias e maçadoras.

Na obesidade comer deixa de ser uma necessidade vital e passa a ser uma forma de prazer…

A depressão, ao contrário de uma qualquer amargura ou tristeza passageira, atinge todos os aspectos da vida. Esta doença actual não tem apenas origem em questões psicológicas e pessoas, mas também em vias nervosas, processos químicos e mesmo na genética. Embora, haja um gene que promove a depressão, um conjunto de variações genéticas aumenta a vulnerabilidade a esta doença.

Contudo, estudos científicos e novas descobertas possibilitaram uma melhor facilidade no tratamento desta doença, principalmente através do reconhecimento precoce dos sinais revelados pela depressão.

Por isso o reconhecimento e vontade no sentido do tratamento desta doença, mas também do stress (doença aliada à depressão e a ganhar avanço nos dias actuais, pelo excesso de preocupações e falta de hábitos saudáveis) pode melhorar em muito a qualidade de vida e também salvá-la, uma vez que ambas continuam a ser importantes causas de suicídio.

3 comentários:

Anónimo disse...

I am гegular visitor, how are you eνerybodу?
This post pοstеd at this web sitе is truly pleasant.


Check out my weblοg - www.sfgate.com
Also see my web site > V2 Cigs review

Anónimo disse...

Greetings! Verу helpful аԁvice withіn thiѕ artіcle!
It is the little changes thаt make thе biggest сhаnges.
Thаnκs for sharіng!

Here is mу web sitе; simply click the Following website page

Anónimo disse...

Amazіng! Thiѕ blog looks еxactly lіke mу olԁ оne!
It's on a totally different topic but it has pretty much the same page layout and design. Wonderful choice of colors!

My site ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php