segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Nanotecnologia e Cancro

O objectivo do Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos é utilizar a Nanotecnologia (sem dúvida um dos avanços tecnológicos significante de nossos tempos), para eliminar antes de 2015 as mortes e o sofrimento causados pelo cancro. Neste sentido as investigações actuais se centram em como utilizar a Nanotecnologia para mudar de forma radical a capacidade da medicina para diagnosticar, compreender e tratar o cancro.
Investigações já realizadas conseguiram desenvolver nano-aparelhos capazes de detectar um cancro na fase muito preliminar, localizá-lo com extrema precisão, proporcionar tratamentos especificamente dirigidos às células malignas e medir a eficácia dos ditos tratamentos na eliminação das células malignas. Mas as investigações continuam, e são tais os últimos avanços tecnológicos neste campo, que cientistas experientes acreditam que a Nanotecnologia pode se transformar num instrumento base no diagnóstico, tratamento e prevenção desta doença mortal.
Graças a outro grande projecto, o Human Genome Project os cientistas sabem cada vez mas sobre o desenvolvimento do cancro, o que por sua vez cria novas possibilidades para atacar a base molecular desta doença. Não obstante, até agora os investigadores não dispunham das inovações tecnológicas necessárias para converter importantes achados moleculares em benefícios directos para doentes oncológicos. É aqui onde a Nanotecnologia pode assumir um papel chave, através de avanços tecnológicos e ferramentas capazes de transformar a forma de diagnosticar, de tratar e prevenir da medicina actual.


Fonte:
http://www.euroresidentes.com/Brazil/avancos/Avancos_Nanotecnologia_Cancer.htm (adaptado)

Sem comentários: