segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Governo britânico regulará homeopatia e outros tratamentos alternativos

O governo britânico pretende regular pela primeira vez a aromaterapia, a reflexologia, a homeopatia e outros tratamentos alternativos, cada vez mais populares no Reino Unido, indica hoje o jornal “The Times”.



O novo Conselho para a Saúde Natural, que tem apoio do príncipe Charles, poderá desta forma proibir o exercício desse tipo de práticas a eventuais charlatões e a profissionais incompetentes ou descuidados.

O órgão ficará encarregado de criar padrões mínimos capazes de garantir que aqueles que praticam estas medicinas alternativas estejam devidamente qualificados para isso.

Os pacientes poderão, por sua vez, fazer possíveis queixas à entidade, inspirada no já existente Conselho de Clínicos Gerais.

Embora o sistema seja inicialmente voluntário, as autoridades acreditam que ele seja aceito por todos os praticantes, pois será uma garantia de qualidade que o público levará em conta.

O organismo só aceitará o registro dos profissionais que tenham completado um curso reconhecido oficialmente, estejam devidamente assegurados e assinem um código de conduta.

Segundo algumas pesquisas, 68% dos cidadãos do Reino Unido acham que os tratamentos alternativos são tão válidos quanto os convencionais.

No entanto, há muito tempo as autoridades estão preocupadas com o fato de que actualmente qualquer pessoa pode se dedicar à acupunctura, ao herbalismo e a outras práticas do tipo.

De acordo com uma pesquisa do “Times”, três em cada quatro pessoas acham que aqueles que praticam esses tratamentos alternativos estão devidamente formados e autorizados para fazê-lo.

Entre as práticas que as autoridades de saúde regularão estão ainda as massagens, a osteopatia craniana, o shiatsu, o reiki e as chamadas técnicas de Alexander e de Bowen.

O Conselho para a Saúde Natural, promovido pelo príncipe Charles, será formado por uma série de pessoas nomeadas graças a um processo independente e haverá uma clara divisão entre o organismo e os entes profissionais representativos dos distintos tratamentos regulados.


Fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u360471.shtml


Sem comentários: