segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Saúde cardíaca dos norte-americanos piorou desde o 11 de Setembro

O stress derivado dos atentados de 11 de Setembro de 2001 teve consequências nefastas para a saúde cardíaca dos norte-americanos, mesmo para aqueles que não estiveram directamente ligados ao acto terrorista, revelam investigadores.

Na primeira investigação feita do género, publicada na edição de Janeiro do jornal «Archives of General Psychiatry», dos investigadores da Universidade de Irvine, na Califórnia, estabelece-se uma ligação entre os atentados, ocorridos em Nova Iorque e Washington, e um aumento de 53 por cento dos problemas cardíacos na população adulta que foi alvo de estudo nos três anos que seguiram o 11 de Setembro.

A maioria assistiu em directo aos atentados através da televisão e um terço não teve qualquer tipo de ligação com estes.

A maior parte dos indivíduos que não apresentava nenhum factor de risco, como os fumadores e os obesos, sofreram um declínio da sua saúde cardíaca, segundo os investigadores.

«Parece que os atentados do 11 de Setembro foram tão importantes, que a cobertura efectuada pelos media transmitiu stress suficiente aos telespectadores que reagiram de uma forma que contribuiu para aumentar os seus problemas cardíacos», afirmou Alison Holman, principal autora da investigação.

Esta investigação foi conduzida ao longo de três anos e abrangeu 1.500 adultos.


Fonte:

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: