sábado, 10 de maio de 2008

HIV infecta seis portugueses por dia

Sexo sem protecção e uso de seringas contaminadas justificam os dados apresentados pela Onusida.

No ano passado foram infectados por HIV seis portugueses por dia. Segundo o relatório anual da Onusida, contabilizaram-se 2162 novos casos em 2006, o que coloca o País em quarto lugar entre os países da Europa Ocidental. De acordo com o documento, as relações sexuais desprotegidas são a principal causa de infecção. O uso de seringas contaminadas entre os toxicodependentes continua a ter um grande peso nas estatísticas, tanto em Portugal como em Espanha.
Mas nem tudo são más notícias. O consumo de drogas injectáveis tem vindo a decrescer em Portugal. Segundo o relatório da Onusida, o número de casos reportados de HIV caiu 31% em quatro anos. No entanto, a infecção relacionada com o consumo de drogas injectáveis é uma preocupação manifestada pelo relatório das Nações Unidas.
De acordo com estimativas da ONU avançadas no final de 2007, a sida terá sido responsável pela morte de 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo durante o ano passado. O mesmo organismo estima ainda que terão sido infectadas 2,5milhões de pessoas, o que corresponde a 6800 casos por dia. Só a África subsariana concentrou dois terços dos novos caos (68%). E foi precisamente nesta região africana que se registaram 76% das mortes relacionadas com a sida.
O relatório destaca ainda os dados relativos às crianças a viver com a infecção e 420 mil infectadas durante a ano de 2007.
As mulheres são actualmente um terço das pessoas a viver com infecção (15,4 milhões). O número de mortes apresentou um decréscimo ao contrário do total de pessoas a viver com a infecção, devido a um maior acesso aos tratamentos.


Fonte:
Diário de notícias

Sem comentários: