segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Acupuntura aumenta eficácia de tratamentos de FIV

Estudo apresentado no National Center for Complementary and Alternative Medicine

A acupuntura pode aumentar até 65% as probabilidades de sucesso dos tratamentos de Fertilização In Vitro (FIV), aponta um estudo publicado no sítio do National Center for Complementary and Alternative Medicine.
As conclusões da análise, realizada por especialistas da University of Maryland, nos EUA, e da VU University, na Holanda, foram baseadas em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.
Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas as mulheres tentaram uma gravidez através da FIV – técnica pela qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.
Algumas delas foram submetidas a tratamentos de acupuntura, outras estavam a receber uma espécie de acupuntura falsa (em que as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito) e outras não foram submetidas a nenhum método.
Ao analisar o índice de gravidez resultante da FIV, os investigadores observaram que as mulheres que foram tratadas com a acupuntura tiveram mais 65% de probabilidades de engravidar.
Os especialistas afirmam, no entanto, não estar claro como a acupuntura age, mas acreditam que o stress gerado pelo tratamento para engravidar "pode ser amenizado pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura".

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Fonte:

Sem comentários: